Fotos: Polícia Civil (divulgação)
A Polícia Civil, por meio do Serviço de Inteligência Policial e Análise Criminal, em ação conjunta com as Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal r e Ministério Público, deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Angelus Bonum, com o objetivo de combater crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e receptação em Santiago.
São mais de 200 agentes, sendo 160 policiais civis, 55 policiais militares e 20 policiais rodoviários federais reunidos na operação. Ao todo, os policiais cumprem 73 ordens judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão. Na manhã desta terça-feira, 27 pessoas foram presas: 24 em caráter preventivo e 3 em flagrante. Também foram apreendidas uma arma de fogo, drogas, celulares e documentos.
Ossada humana é localizada em propriedade rural no interior de São Sepé
Segundo o delegado Guilherme Milan Antunes, a operação foi fruto de 18 meses de investigação e se concentrou no bairro Irmã Dulce, vulgarmente conhecido como Pedreira. A região, conforme Antunes, possui poucos pontos de acesso e é monitorada pelos criminosos.
- Dessa maneira, no ano de 2017, deu-se início ao monitoramento do bairro, trabalho executado em comunhão de esforços com o Serviço de inteligência da Brigada Militar, buscando traçar o seu modus operandi e planejar algumas incursões investigativas no local - explicou Antunes.
As ações, conforme o delegado regional Charles do Nascimento, ocorrem em uma área de cerca de três quadras do Bairro Irmã Dulce, que fica cerca de um quilômetro do Centro do município. No começo desta manhã, o Bairro Irmã Dulce está cercado por agentes de segurança e todas pessoas que entram ou saem do local passam por identificação:
- Alguns traficantes moram ali e controlavam o bairro, usando várias residências para o tráfico e para esconder drogas e objetos ilícitos, recebidos em pagamento de droga, objetos oriundos de furto principalmente.
Do latim, Angelus Bonum - nome dado à operação - significa anjo bom, adjetivo usado na referência à Irmã Dulce que dá nome ao bairro.